Como melhorar seu condicionamento físico? Saiba como o Jiu-jitsu pode contribuir

Condicionamento físico : início de ano, tempo para reflexão e tomada de decisões e assim que tal melhorar o seu condicionamento físico praticando Jiu-jitsu? Nós da Gracie Barra Mandaqui fomos conversar sobre o tema com o Professor Alexandre, para apresentar um pouco dos benefícios da arte suave para um melhor condicionamento físico e poder contar com todos as vantagens que essa melhoria pode proporcionar.

O Professor Alexandre é faixa preta, responsável técnico pela Gracie Barra Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo. Também é formado em Educação Física com pós graduação em preparação física e atua a mais de 20 anos na área de treinamento físico e lutas.

Leia o que o Professor Alexandre tem a dizer:

Gracie Barra Mandaqui: Professor, nossa primeira pergunta é sobre a missão da Gracie Barra em levar o Jiu-jitsu para todos. Preciso ser um atleta para poder praticar Jiu-jitsu aqui na escola ou mesmo praticar algum treino específico para fortalecimento como musculação ou exercícios funcionais antes de me matricular na escola? O que é o Jiu-jitsu para todos?

Professor Alexandre: Não é necessário ser um atleta ou praticar treinamentos antes de se matricular em nossa escola. Jiu-jitsu para todos é basicamente a nossa missão de ensinar o Jiu-jitsu para todas as pessoas, vai além de um treinamento específico para indivíduos talentosos que querem ser campeões mundiais. Mas, ensinar usando a metodologia Gracie Barra, qualquer pessoa que busque melhorias de vida com o Jiu-jitsu.


Condicionamento físico e o Jiu-jitsu para todos

Gracie Barra Mandaqui: Professor, poderia falar sobre alguns benefícios da prática do Jiu-jitsu do ponto de vista da melhoria do condicionamento físico? O que esperar participando das aulas regularmente e qual a frequência semanal mínima?

Professor Alexandre: Práticar Jiu-jitsu regularmente, com no mínimo duas aulas semanais, traz inúmeros benefício para a seu condicionamento físico. Como por exemplo, aumento de resistência física, queima de gordura, melhora na função cardíaca e respiratória, fortalecimento da musculatura e coordenação.


Agende uma aula gratuita

Gracie Barra Mandaqui: Professor, o Grande Mestre Hélio Gracie quando criança era o “mais franzino” dos irmãos e como sabemos fez estória na arte suave. Como funcionam os golpes e finalizações no Jiu-jitsu e principalmente os treinos com pessoas fisicamente mais fortes?

Professor Alexandre: O Grande Mestre Hélio Gracie, desenvolveu o sistema de alavancas, pensando sempre na melhor hora e oportunidade para agir. Com essa ideia, foram criadas muitas técnicas, golpes e finalizações, onde é possível que o mais fraco vença do mais forte. Por isso se tornou possível que pessoas de diferentes pesos e força, treinem juntos.

Gracie Barra Mandaqui: Um dos diferenciais da Gracie Barra é a padronização pelas escolas dos exercícios de aquecimento. Poderia falar um pouco sobre esses exercícios e mesmo se os nossos leitores que estão a algum tempo sem praticar atividades físicas regulares teriam condições de acompanhar as aulas?

Professor Alexandre: O aquecimento da Gracie Barra segue um padrão, que é formado por um conjunto simples de exercícios, fáceis de aprender e que ajudam na prevenção de lesões. Preparando os alunos para as aulas.

Ótimo para a adaptação de novos alunos, inclusive aqueles que estão a muito tempo sem praticar atividade física.

Gracie Barra Mandaqui: Professor, para finalizar qual a duração de uma aula de Jiu-jitsu na escola e como é dividida essa aula?

Professor Alexandre: Na Gracie Barra Mandaqui as aulas tem duração de 60 minutos. Sendo elas divididas em programas, como GB1 – iniciante, GB2 – intermediário, GB3 – avançado e o GBK – crianças e adolescentes.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato e teremos imensa satisfação em responde-la. Compartilhe em suas redes sociais e contribua para que melhorar o condicionamento físico não seja apenas mais uma resolução de ano novo para as pessoas que você conhece.

Publicado em 14 de janeiro de 2020 por

WhatsApp Fale conosco