Defesa pessoal para mulheres: o que você precisa saber a respeito

Defesa pessoal para mulheres: o que você precisa saber a respeito. A defesa pessoal por definição é um conjunto de técnicas utilizadas para se defender de um ataque direto, neutralizando a agressão. Cada vez é maior o interesse das mulheres em aprenderem a se defender de ataques pessoais.

O número de pessoas que são abordadas e sofrem algum tipo de violência cresce cada vez mais.

As estatísticas crescentes sobre feminicídio, estupros, além de outras inúmeras formas de violência física faz com que as mulheres sintam a necessidade de aprenderem a defender-se de uma agressão física. Mesmo em situações que envolvam assédio podem ser bastante efetivo o conhecimento e a aplicação de técnicas de defesa pessoal.

Daí a importância das mulheres aprenderem os fundamentos da defesa pessoal e nesse período que antecede o Dia Internacional das Mulheres nós da Gracie Barra Mandaqui trouxemos esse assunto para a discussão falando também das possibilidades trazidas pela prática do Jiu-jitsu.

As mulheres e a defesa pessoal

As mulheres cada vez mais estão conscientes que a prática de esportes de combate e o aprendizado de técnicas de defesa pessoal não são atividades restritas ao universo masculino e popularizaram-se expressões como “lute como uma garota”.

Muitas passam por situações de violência com namorados, maridos ou homens que não fazem parte do seu convívio. São alarmantes os números da violência contra a mulher no país.

Geralmente são homens desarmados que utilizam-se apenas de sua vantagem em força física desarmados para fazer mal a estas mulheres. Muitas vezes as mulheres desconhecem sua própria força e quando tentam se defender, por não saberem como aplicar as técnicas de autodefesa acabam mais feridas.

Diante disso, a defesa pessoal para as mulheres é essencial em suas vidas, pois elas perceberão que possuem a força e conhecimento necessários para se defenderem em diversas situações hostis.

Importante saber que esse conhecimento pode ser adquirido e praticado em cursos de defesa pessoal, e são ensinados diariamente em nossa escola no Mandaqui.

Agende uma aula gratuita

O que é o Jiu-jitsu e porque ele é importante quando falamos sobre defesa pessoal para mulheres?

Defesa pessoal para mulheres

O Jiu-jitsu é uma arte marcial brasileira, foi adaptada pelos Mestres Carlos e Hélio Gracie e através da MMA foi difundido pelo mundo. Baseia-se na utilização de alavancas em vez de somente utilizar a força, para conseguir finalizar os adversários. Como o grande Mestre Hélio Gracie costumava dizer:

“O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes”

Grande Mestre Hélio Gracie

As mulheres tem se interessado cada vez mais em fazer parte desse universo das artes marciais e o Jiu-jitsu está entre as lutas mais tem despertado interesse. Muitas adentram no Jiu Jitsu pessoal justamente para a defesa pessoal.É assim que o Jiu-jitsu adentra como determinante no papel da defesa pessoal para mulheres, pois ainda oferece um grande reforço na autoestima e na confiança da mulher possibilitando que ela não mais se sinta intimidade em situações que envolvam ameaças a sua integridade física.

Como saber se o Jiu-jitsu realmente funciona para se defender de agressões?

Cada episódio de violência é único e de fato todas as circunstâncias do momento em que ocorre devem ser analisadas mas a maioria dos casos que envolvem contra a mulher geralmente envolvem agressores desarmados.

São situações desprezíveis, de violência e constrangimento, que poderiam ser evitadas ou amenizadas se as mulheres aprendessem defesa pessoal. Um dos muitos exemplos que comprovam a eficiência da arte suave aconteceu no Maranhão com a praticante, ainda faixa azul, Monique Bastos que conseguiu se defender e imobilizar um assaltante.

Se você também entende que discutir sobre defesa pessoal faz sentido e que deve ir mais além e realmente preparar-se para uma situação a qual todos estão sujeitos entre em contato e agende uma aula experimental gratuita. Visite nossa escola e saiba mais.

Publicado em 29 de fevereiro de 2020 por

WhatsApp Fale conosco